terça-feira, 24 de março de 2009

[Clipping] Emil Ono cobra da Prefeitura adequação dos pontos de ônibus para acesso dos portadores de necessidades especiais

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Atibaia realizada em 23 de março de 2009, o vereador Emil Ono utilizou a tribuna livre para cobrar da prefeitura providências no sentido de se adequar os pontos de ônibus do município para facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais.

O vereador Emil Ono disse que enquanto a Viação Atibaia São Paulo equipou a frota de ônibus para dar acesso aos portadores de necessidades especiais, a prefeitura não compatibilizou os pontos para que o cadeirante possa embarcar nos ônibus, cabendo à Secretaria de Transportes promover a adequação desses pontos.

Emil disse que em alguns locais existem guias rebaixadas, porém a rua é de paralelepípedo e não tem como o cadeirante atravessá-la, necessitando assim de ajuda para fazê-lo.

O vereador Prof. Wanderley, em aparte disse que as ruas e calçadas da cidade, de um modo geral. não dispõem de acessibilidade, onde encontram-se árvores e postes no meio das calçadas, impedindo o trânsito do cadeirante e condições precárias das vias rebaixadas.

O vereador Dr. Ubiratan entende que a fiscalização deveria atuar com mais rigor os estabelecimentos comerciais irregulares, como supermercados, padarias, prédios públicos e outros, que não dispõem de acesso aos portadores de necessidades especiais ou que não mantenham vagas para deficientes.


Originalmente publicado em http://www.atibaianews.com.br/ver_not.php?id=3498&ed=Seguran%C3%A7a&cat=Not%C3%ADcias

Informação complementar

A promotora de Justiça de Atibaia Dra. Arlete Del Mastro, disse durante um encontro na terça-feira, 18 de fevereiro de 2009, onde foram discutidas propostas para melhorar a acessibilidade no nosso município, que Atibaia tem muitas ‘barreiras arquitetônicas’ que dificultam a acessibilidade, principalmente aos portadores de deficiência física. Na ocasião ela havia sugerido a confecção de um planejamento de investimentos para melhorar essa questão, iniciando com obras e melhorias nos trechos de maior circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário